A ciência tem mostrado que doenças graves como depressão, diabetes tipo 2, câncer, artrite e obesidade, podem ter como raiz um estado de inflamação crônica.
Ainda que a alimentação seja apenas parte do processo, alguns alimentos são mais associados à chamada inflamação de baixo grau, com alto poder de danificar as células e acelerar o envelhecimento.
Veja, a seguir, alguns alimentos ou componentes da dieta que, consumidos em grandes quantidades, deflagram a liberação de mensageiros inflamatórios conhecidos como “citocinas”.
1. Açúcar
Assim como o açúcar, pães e massas também geram picos de glicose (o açúcar do sangue) e aumentam o risco de inflamação quando ingeridos em excesso.
2. Carboidratos refinados
Quem bebe demais tende a ter alterações na permeabilidade intestinal, o que faz com que certas toxinas escapem do cólon para a corrente sanguínea.
3. Álcool
4. Gordura trans
A gordura trans, além de baixar o bom colesterol (HDL), aumenta os níveis de marcadores inflamatórios e prejudica as células que revestem nossas artérias.
Produtos como salsicha, bacon, peito de peru, linguiça e presunto são associados a doenças do coração, diabetes e câncer de cólon, entre outros tipos de neoplasia.
5. Carnes processadas ou embutidos