Treino intervalado na corrida: como fazer?

Você já ouviu falar dos treinos intervalados? Na corrida, eles também são conhecidos como “treinos de tiros” ou, ainda, como HIIT.

Eles são compostos por corridas de alta intensidade, feitas em série, seguidas por intervalos entre cada “tiro”, sendo um treino de explosão e velocidade.

Com os ganhos aeróbicos, há maior capacidade de executar trechos mais longos na corrida. Já com os anaeróbicos, desenvolve-se a explosão e a velocidade.

A distância, a intensidade e a repetição dos tiros variam de acordo com o objetivo. Para provas curtas, os tiros são mais curtos. Para as longas, são também mais longos.

Um exemplo de treino intervalado mais curto seria: 20’ de aquecimento + de seis a 10 séries de tiros de 30” em alta intensidade com 45” a 1 min de recuperação entre as séries.

Um treino intervalado mais longo poderia ser feito, por exemplo, com menos séries e mais tempo de execução. Por exemplo, quatro tiros de 2 minutos e com 3 minutos de recuperação.

Para finalizar,  realize esse tipo de treino apenas uma vez por semana, já que a sua alta intensidade provoca grande desgaste articular e muscular.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Créditos: iStock