Você sabia que 70% da nossa pele é composta por proteínas? E elas nada mais são do que ligações de aminoácidos em cadeias.
As proteínas exercem funções absurdamente diferentes, como as dos músculos, que são capazes de deslizar umas sobre as outras durante a contração muscular.
Ela nos protege de perda de água, agressões diárias, controle de temperatura, e é uma barreira entre nosso corpo e o ambiente em que vivemos.
Mas o que a pele tem a ver com isso?
Existe uma degradação natural das proteínas de nosso organismo. E, mesmo em condições de alimentação inadequadas, o corpo vai precisar de proteína para manter órgãos vitais.
O coração, o fígado e os rins, por exemplo, não podem parar. Assim, temos uma forma de hierarquia de necessidade de proteína: o corpo tem que se manter vivo.
De quanto precisamos? De 1 a 1,5 g de proteínas por kg de peso por dia para manter a necessidade diária sem prejuízo de nenhuma função.
Uma dieta balanceada garante que os aminoácidos, vitaminas e sais minerais certos estejam disponíveis para a pele conseguir fabricar proteínas como colágeno e elastina.
Mas se a sua dieta não fornece tudo isso, é importante complementá-la. Alguns estudos mostram a melhora da elasticidade e hidratação da pele com suplementação de colágeno e os seus cofatores.