Cuidar da postura não é apenas uma questão estética. A má postura pode gerar dor, doenças ósseas e articulares e, com o passar do tempo, causar limitações em tarefas simples.
A postura pode influenciar também a forma como os outros nos veem: uma postura arqueada pode ser vista como a de uma pessoa desleixada, por exemplo.
Se você trabalha em frente ao computador, eleve a tela até a linha do seu olhar para evitar o arqueamento da coluna e a projeção da sua cervical para a frente.
Ter atenção à posição do sono também ajuda. Se você dorme de lado, use um travesseiro entre as pernas, se dorme de abdômen para cima, use-o abaixo dos joelhos.
Para ambas as posições tenha atenção à altura do travesseiro que acomoda a cabeça para que sua cervical fique sempre bem acomodada.
Para amenizar as dores e auxiliar na correção da postura, é essencial investir regularmente em exercícios de alongamento e de mobilidade.
Eles ajudam a amenizar a tensão gerada pelo desequilíbrio muscular, na hidratação e na nutrição das articulações e no resgate dos movimentos.