Panturrilhas: nosso segundo coração

O coração sempre foi considerado um órgão nobre, afinal, devemos a ele a manutenção de todos os outros órgãos funcionando. Desde a antiguidade, ele sempre foi o órgão que nos remetia ao dom da vida.

A cada batida do coração, que é um músculo, o sangue é ejetado para circular e levar nutrientes para todo o corpo.

O bombeamento de sangue é feito por um conjunto de tubos que circundam todo o nosso organismo, nosso sistema arterial, levando sangue rico em oxigênio e nutrientes.

O sangue precisa retornar contra a ação da gravidade até o pulmão. Para isso, ele conta com a ajuda de um músculo que, entre os médicos, é conhecido como o coração das pernas: a panturrilha.

Logo, qualquer situação em que a panturrilha não funcione adequadamente vai piorar a circulação, diminuindo a velocidade do sangue dentro das veias.

Como o bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito através da musculatura da panturrilha, toda forma de exercício físico que fortaleça os músculos da região é extremamente benéfica.

Não tem desculpa para não começar a se exercitar! Saiba que tanto uma boa circulação melhora o rendimento esportivo quanto um bom rendimento esportivo melhora a circulação.

Saiba mais

Até os exercícios de baixo impacto são benéficos, pois a contração da musculatura em caminhadas, por exemplo, entre outros benefícios, aumenta a velocidade do fluxo do sangue nas veias.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Giulia Poltronieri

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Aline Lamaita (cirurgiã vascular)