Low-fat, low-carb ou mediterrânea?

Às vezes, perder peso requer experimentação. Se você começa uma determinada dieta e ela não traz resultados a longo prazo, talvez não seja a certa para você e para o seu metabolismo.

Genética, ambiente e estilo de vida influenciam muito no quê e no quanto uma pessoa come, por isso um esquema pode funcionar para uns e não para outros. Saiba mais sobre algumas dietas populares:

Low Fat

Essa dieta, baseada na baixa ingestão de gordura, permite que a pessoa coma mais sem aumentar seu consumo calórico, e invista especialmente em frutas, grãos e vegetais.

Low Carb

Essa dieta é baseada no baixo consumo de carboidratos, e aumento no consumo de proteínas e de gorduras. O resultado é o emagrecimento rápido.

Porém, a falta de frutas e vegetais pode ser um problema, pois esses alimentos são ricos em fibras e antioxidantes, o que evita o risco de derrame, demência e certos tipos de câncer.

No entanto, se a pessoa consumir sua parcela de carboidratos em vegetais nutritivos e investir em gorduras mais saudáveis, a dieta low-carb pode funcionar.

Essa dieta é rica em vegetais, grãos integrais e peixes, e conta com boa quantidade de gorduras saudáveis.

Mediterrânea

Saiba mais

Alguns estudos mostram que as pessoas que vivem em países do Mediterrâneo têm taxas mais baixas de doenças metabólicas e do coração.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Giulia Poltronieri

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Harvard Health Publishing