A fibromialgia causa uma dor crônica generalizada, com sintomas por longos períodos. Todas as estruturas do corpo podem ser afetadas e os sintomas surgem sem causa específica.
O tratamento pode ser medicamentoso e com terapia não farmacológica. O principal tratamento não medicamentoso é a prática regular de atividade física.
Deite-se suavemente de costas no chão e relaxe, focando na respiração. É importante conseguir relaxar todos os músculos faciais e corporais.
1. Posição do cadáver (Savasana)
Fique de quatro, com palmas da mão e joelhos no chão. Dobre a lombar em direção ao teto e expire. Abaixe a cabeça. Inspire e volte para a posição inicial.
2. Posição do gato (Marjaryasana)
Coloque a cabeça em posição neutra, inspire, arqueie a coluna e direcione o olhar à frente, abrindo bem o peito. Abaixe sua cabeça. Inspire e volte para a posição.
3. Posição da vaca (Bitilasana)
Ajoelhe-se no chão e sente-se nos calcanhares. Expire e incline o tronco para a frente. Estique as costas e levante o cóccix, levantando a base do crânio na parte de trás do pescoço.
4. Posição da criança (Balasana)
Deite-se de bruços com as mãos na frente dos ombros e coloque a testa no tapete. Ao inspirar, comece a rolar os ombros para trás e aumente lentamente a parte superior do corpo.
5. Cobra (Bhujangasana)
Na posição sentada, deixe as pernas de maneira confortável, enrole o braço direito atrás do esquerdo e junte as palmas das mãos, com as pontas dos dedos voltadas para cima.
6. Postura da águia variação sentada (Garudasana)