Fartlek: conheça esse treino de corrida

O nome deste treino parece esquisito, mas ele é ótimo para a evolução na corrida. Em sueco, Fartlek significa “brincar de correr”, das palavras fartlöpning (correr) e lek (brincar).

Diferente do HIIT, porém, que é um treino de corrida com tiros curtos em alta intensidade seguidos de descanso, no Fartlek se corre o tempo todo, alternando o ritmo.

Assim, durante a atividade, você pode correr muito forte, trotar para se recuperar, acelerar novamente e terminar trotando, por exemplo.

No fartlek, você alterna corridas fortes e leves, decidindo a duração e a velocidade de cada trecho de acordo com sua percepção de esforço. Também pode variar os terrenos.

Existem algumas formas de fazer o Fartlek. Na tradicional, o estímulo varia de acordo com a percepção de esforço. No orientado, o treinador é quem define a duração e a intensidade.

Também vale usar estímulos educativos, como saltos, ao longo do treino. Ou, ainda, uma brincadeira de “segue o líder”, em grupo, com o líder estabelecendo a intensidade e a duração.

Exemplo prático: depois do aquecimento, realizar algumas repetições de 500 m (ritmo leve nas séries ímpares e ritmo de moderado a forte nas séries pares) com recuperação de 2’ de trote.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Créditos: iStock