A palavra “endorfinas” vem da união de “endógenas” (produzidas dentro do corpo) e “morfina” (um analgésico opiáceo). Ou seja, são substâncias naturais que o corpo produz para aliviar a dor.
As endorfinas agem nos circuitos de recompensa do nosso cérebro. Por isso, quem costuma correr fica até de mau humor quando não se exercita.
Se você quer garantir uma dose diária de endorfina para manter o bem-estar, basta praticar uma atividade física regularmente. No começo é difícil, mas com o tempo você passa a gostar dela.
Não é só com exercício físico que o corpo libera endorfina. Quando sofremos alguma lesão, a produção é estimulada. Por isso é comum que a dor fique pior depois do acidente, e não tanto na hora.
Sabia que dar muita risada também faz o corpo liberar endorfina, além de outros hormônios ligados ao bem-estar? É daí que vem a expressão “rir é o melhor remédio”.
Alguns estudos sugerem que ouvir uma música de que você gosta pode trazer alívio para a dor e melhorar o humor, também em função da endorfina.
Pesquisas também sugerem que a acupuntura teria efeito sobre a liberação de endorfinas, mas os mecanismos dessa prática milenar ainda não são totalmente conhecidos, e nem todo mundo melhora.