Arrotos: por que eles existem?

Por que arrotamos?

Arrotar é um mecanismo de proteção que impede que o estômago fique muito inflado. Isso porque toda vez que engolimos algo, um pouco de ar acaba se acumulando no estômago.

Por que cheira mal?

Normalmente, o cheiro que acompanha um arroto está relacionado ao que a pessoa comeu recentemente, já que o ar que o origina estava no estômago.

Há um limite para arrotar?

Em teoria, não existe uma definição de quanto é arrotar em excesso. Mas se a frequência for alta e houver desconforto, é importante procurar ajuda médica.

Quem tem mais tendência a arrotar?

Pessoas com doença de refluxo gastroesofágico ou síndrome do intestino irritável, por exemplo, são mais propensas a apresentar arroto excessivo.

A alimentação influencia

O que se come ou bebe também pode provocar o aparecimento de arrotos e, por isso, vale prestar atenção em alguns fatores que podem aumentar ou agravar o problema.

Bebidas com gás

Cerveja, refrigerante e líquidos gaseificados podem levar ar extra para o estômago. Se for consumir, procure beber mais devagar.

Comer rápido

Se uma pessoa come muito rápido, desacelerar pode ajudá-la a engolir menos ar e, consequentemente, arrotar menos.

Chicletes e balas

Saiba mais

Pessoas engolem ar quando mascam chiclete ou chupam balas duras. Além disso, as marcas sem açúcar têm adoçantes artificiais que podem desencadear o excesso de gás no estômago.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Milena Alvarez

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Créditos: iStock e Tenor