As emoções são o que fazem a vida valer a pena! Elas ajudam a nos guiar e nos dão uma visão de nossos processos internos de pensamento. Mas é preciso manter as rédeas...
O que acontece quando nossas emoções nos controlam e não o contrário? Sentimentos avassaladores podem resultar em explosões emocionais, relacionamentos prejudicados e decisões mal pensadas.
Embora não possamos eliminar completamente certas emoções, podemos gerenciá-las de tal forma que ficamos no banco do motorista. Isso é conhecido como autorregulação emocional.
1. Dê nome
Para o cérebro humano, a incerteza parece um perigo, o que muitas vezes nos faz jogar os piores cenários em nossa mente e entrar no modo pânico. Tente se acalmar!
2. Fique bem com a incerteza
Quando você permite que o cérebro imagine as coisas das piores formas, por incrível que pareça, a ideia se torna menos assustadora, pois você pode planejar como lidar com isso.
3. Pior cenário possível
A terapia comportamental dialética (DBT) sugere gerenciar emoções difíceis se envolvendo em comportamentos opostos ao que está sentindo.
4. Faça o oposto do esperado
Tente descobrir por que está tendo uma reação tão forte e tente resolver a situação.
5. Entenda seus sentimentos