5 tipos de transtornos do impulso

É normal ter ​​um impulso ou desejo repentino de fazer algo, mas para aqueles com os chamados Transtornos de Controle de Impulso (TCI) pode ser extremamente difícil ou até impossível resistir.

Pessoas com TCI apresentam dificuldade em controlar determinadas emoções ou comportamentos. O quadro pode ser um ponto fundamental em distúrbios como bulimia e abuso de substâncias.

Quem sofre com esse tipo de transtorno pode ter a qualidade de vida afetada, mas existem formas de gerenciar os sintomas, como abordagens de terapia, antidepressivos e estabilizadores de humor.

Os tipos de TCI

Quem tem TOD costuma achar difícil controlar emoções e comportamentos e, geralmente, começa a apresentar sintomas entre os 5 e 10 anos, podendo desaparecer à medida que envelhecem

Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)

Transtorno Explosivo Intermitente (TEI)

É definido como a falta de capacidade para controlar impulsos agressivos, com explosões de raiva e violência, desproporcionais à situação em questão.

Transtorno de conduta

Alguns sintomas do transtorno de conduta são: agressão a pessoas e animais, destruição de propriedade, forçar outra pessoa a fazer algo, roubo e violações graves de regras.

Piromania

Nessa desordem, as pessoas ficam fascinadas pelo fogo, com compulsão para incendiar as coisas. Ela é mais comum em adolescentes e adultos, sendo mais frequente em homens.

Cleptomania

Saiba mais

É definida como impulsos recorrentes para roubar objetos e tomar posse de coisas. A condição pode apresentar-se em qualquer idade, afetando mais as mulheres.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Giulia Poltronieri

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Créditos: iStock