Muita gente acha que o tomate é um legume por estar na salada, mas ele é uma hortaliça do tipo fruto, apesar de não ter sabor adocicado.
Entre os principais nutrientes do tomate estão licopeno, vitaminas A e C, e minerais como potássio, fósforo e magnésio. E quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
Ele tem licopeno, antioxidante que ajuda a proteger a pele contra danos causados pelo sol, tornando a pele menos sensível à luz ultravioleta, uma das principais causas de rugas.
Com alta quantidade de vitaminas A e C, nossa visão também é muito beneficiada com o consumo desse fruto. O tomate também pode reduzir o risco do desenvolvimento de catarata.
Tomate possui vitamina K e cálcio, que ajudam a fortalecer e reparar os ossos. Já o licopeno é um antioxidante que melhora a massa óssea, que é uma ótima maneira de combater a osteoporose.
A acidez e vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH do cabelo; além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia mostrou que pessoas que consomem mais licopeno dormem melhor em comparação com quem ingere pouco.