A primeira coisa a se levar em conta quando o assunto é cirurgia plástica é qual o objetivo desejado. Existem procedimentos que podem ser realizados ainda na infância, enquanto outros não.
Correção de orelhas em abano (a partir dos 7 anos), correção de lábio leporino e fendas palatinas, por exemplo, podem ser realizadas tranquilamente em crianças.
Porém, para a maioria das cirurgias plásticas existe uma idade mínima. E isso está muito relacionado ao desenvolvimento do corpo.
Algumas cirurgias faciais também necessitam que o desenvolvimento esteja finalizado, e podem ser indicadas apenas para adultos.
Uma blefaroplastia (plástica para as pálpebras), por exemplo, ou um lifting facial costumam ter indicação somente a partir dos 40 anos de idade.
Não existe uma idade limite para se submeter a uma cirurgia plástica, mesmo estética, desde que o paciente esteja em boas condições de saúde.
Vale lembrar que cirurgias muito longas, acima de 7 ou 8 horas, têm um risco maior de complicações, tanto para o jovem quanto para o idoso.