A endometriose, doença inflamatória do sistema reprodutor feminino, é muito comum entre as pessoas com útero e, entre seus principais sintomas, está a cólica forte.
Além da cólica, alguns outros sintomas são: sangramento menstrual desregulado e intenso; fadiga e cansaço; e dores fortes durante relações sexuais.
E como o yoga entra nisso?
Essa prática oferece vários benefícios que podem ajudar a reduzir sintomas da condição, como o estresse, a tensão e a dor pélvica.
Quais são as melhores posições?
A recomendação é praticar estilos de yoga que enfatizem a atenção plena, o movimento lento e controlado e tempos de espera mais longos. Confira algumas dicas.
Deusa reclinada
Esta pose ajuda a aliviar a dor pélvica, a reduzir o aperto abdominal e a equilibrar o sistema nervoso.
Torção espinhal supina
Essa torção melhora a mobilidade espinhal e alonga o peito, as costas e os glúteos. É uma ótima maneira de liberar a tensão abdominal, que é comum à endometriose.
Pose do bebê feliz
Essa é uma postura que proporciona a abertura suave de quadril, melhorando a flexibilidade, reduzindo a ansiedade e incentivando a paz de espírito.
Pose da criança (Balasana)
Esta dobra suave para a frente promove relaxamento e consciência interior. Ela estica suavemente a coluna, quadris e glúteos, ajudando a aliviar tensão, cólicas e estresse.