Varizes são veias dilatadas que ficam aparentes sob a pele, em geral nos pés ou nas pernas. Elas são causadas por falhas nas válvulas que levam o sangue de volta para o coração.
A maioria das pessoas têm apenas vasinhos aparentes, avermelhados, também chamados de telangiectasias. Se não houver outros sintomas, o problema é apenas de caráter estético.
Veias dilatadas mais grossas, de cor azulada, também devem ser avaliadas por um médico, de preferência um um angiologista ou cirurgião vascular.
Quase 40% da população brasileira sofre com varizes, sendo que a proporção é um pouco maior entre as mulheres, em especial na gravidez. Ter casos na família é um fator de risco importante.
Para veias menores, o tratamento é no consultório, com injeções (escleroterapia) ou laser. Para as maiores, a cirurgia é importante para evitar complicações, como úlceras, coágulos ou hemorragias.
Para prevenir o aparecimento de varizes o segredo é praticar atividade física, respeitando os limites do próprio corpo, além de ter uma alimentação saudável para evitar o excesso de peso.
Passar muitas horas de pé ou sentado, bem como usar sapatos muito apertados ou com salto alto por longos períodos, são fatores que aumentam o risco de varizes.