Cada pessoa tem sua rotina de treinos e de alimentação, mas a dúvida sobre o que se deve ingerir antes de partir para o exercício é bastante comum.
Tanto na refeição feita logo antes do exercício (até duas horas antes) quanto nas outras que antecedem o treino, dois nutrientes são importantes: carboidratos e proteínas.
O carboidrato é a principal fonte de energia. Já a proteína favorece o reparo muscular e a liberação mais lenta da glicose, liberando energia de forma constante.
Assim, um bom prato ou lanche antes do treino deve conter estes dois nutrientes em equilíbrio. Certo, mas quais são os alimentos que são bem-vindos neste momento?
Carboidratos
Se você tem pouco tempo entre a refeição e o treino, prefira fontes de carboidrato simples, como: torradas, frutas (ou sucos), batata inglesa, mel e geleia.
Já nas refeições anteriores ao pré-treino, as fontes de carboidrato podem ser as complexas, como: batata-doce, aveia, arroz integral e massas.
Proteínas
Se o seu pré-treino for feito com pouco tempo até o exercício, prefira fontes mais leves de proteína, como: claras de ovo, queijo branco, iogurte e até Whey Protein.
Já nas refeições maiores (e mais distantes do treino), prefira alimentos completos, como: ovos inteiros, frango, carnes vermelhas magras, peixes e leguminosas, como o feijão.