Admitir é difícil, mas todo mundo mente para si mesmo de vez em quando.
Veja quatro estratégias comuns que as pessoas utilizam para tentar evitar fatos inconvenientes, segundo um estudo recente.
Reorganizar crenças. Por ex: quando um pai acha que seu filho é bom aluno e ele tira nota baixa, a primeira reação é julgar que a matéria não é importante, ou que o professor é ruim.
1
Selecionar fatos com ações propositais. Evitar situações ou pessoas que possam chamar atenção para fatos problemáticos, por exemplo, como faltar à reunião de pais e professores.
2
Colocar em dúvida a credibilidade da fonte. Por ex: enquanto o pai só ouvir sobre o desempenho do filho e não olhar o boletim ou as provas, ele vai ignorar o problema.
3
Gerar fatos a partir da ambiguidade. Por ex: se o professor for gentil sobre o desempenho da criança, quando o pai esperava que fosse direto, a interpretação é de que a avaliação foi positiva.
4
Em situações desafiadoras, que requerem mudanças rápidas de comportamento, como uma crise no trabalho, ou mesmo numa pandemia, negar a realidade pode ser fatal.