Leites vegetais: como escolher?

Intolerantes à lactose, veganos ou alérgicos à proteína do leite de vaca não consomem leite de vaca. Mas ficar sem cálcio também não é recomendável.

A boa notícia é que nos supermercados encontramos diferentes opções que, com certeza, vão atender às necessidades, com bons perfis nutricionais e sabores diferentes.

Soja: é o substituto mais popular, pois seu perfil nutricional se assemelha ao leite de vaca. Algumas marcas são enriquecidas com cálcio e vitamina D; verifique o rótulo nutricional.

Amêndoas: tem textura leve e sabor ligeiramente doce. Pode ser adicionado ao café e chá e usado em sobremesas e assados. Contém menos calorias e menos gorduras que o de vaca.

Coco: feito da polpa branca do coco marrom, tem 1/3 das calorias do leite de vaca, metade da gordura e bem menos proteínas e carboidratos. Não é a melhor opção para quem necessita de proteína.

Aveia: fabricantes costumam adicionar gomas, óleos e sal para produzir sabor e textura agradáveis. Rico em fibras solúveis, reduz a absorção do colesterol, em especial o LDL.

Arroz: o menos alergênico dos não lácteos, indicado aos alérgicos ou intolerantes a glúten, soja ou nozes. Possui alto índice glicêmico, assim, não é a melhor opção para diabéticos.

Castanha: mistura de castanha-de-caju e água, cremoso e doce. Devido ao baixo teor de proteínas, não é a melhor opção para pessoas com maiores necessidades, como idosos, crianças e atletas.

Saiba mais

Macadâmia: feito de água e cerca de 3% do fruto, tem sabor suave e cremoso. Extrato de macadâmia é ótima fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis, com 3,8 gramas por xícara (240 ml).

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Adriana Stavro (Nutricionista)