Inteligência emocional: como exercitá-la

Inteligência emocional é a capacidade de entender, gerenciar e expressar suas próprias emoções, perceber as emoções dos outros e responder a elas de maneira produtiva. Veja outras características.

Ter autoconsciência, ou seja, estar em sintonia com quem você é, entender seu comportamento e reconhecer o que precisa trabalhar.

Autogerenciamento, ou ser capaz de expressar as emoções de maneira saudável e apropriada, sendo objetivo com elas e tendo a capacidade de autorregulá-las.

Ter um forte conjunto de habilidades sociais é crucial, e isso influencia sua inteligência emocional. A empatia, por exemplo, é uma grande habilidade social.

O quarto elemento da inteligência emocional lida com sua capacidade de gerenciar relacionamentos, ou seja, a capacidade de formar e cultivar conexões com os outros.

Como cultivar a inteligência emocional?

Como qualquer outra habilidade, as pessoas têm graus variados de experiência e sabedoria, e podem continuar aprendendo e evoluindo ao longo da vida.

Terapia individual ou aconselhamento de casais, por exemplo, muitas vezes desempenham um papel significativo no desenvolvimento dessas habilidades.

Saba mais

Existem medidas psicológicas específicas que podem ser usadas para avaliar a inteligência emocional. Elas consistem em autorrelato ou avaliação das habilidades em uma situação particular.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Giulia Poltronieri

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Shape