A maioria das pessoas acha que saúde bucal se resume apenas aos dentes. Mas língua, lábios e a parte interna das bochechas, além das gengivas, também estão envolvidas.
Sensibilidade, vermelhidão, inchaço ou sangramento são sinais de problema gengival. Uma das causas pode ser o acúmulo de placa bacteriana, que ainda pode resultar em mau hálito e periodontite.
Na doença periodontal, a infecção afeta todos os tecidos que rodeiam e dão suporte aos dentes. Em casos graves, eles podem cair e o tecido mole embaixo deles seja danificado de forma irreversível.
1
É recomendável escovar os dentes depois das principais refeições e, se possível, fazer uma higienização depois dos lanches.
Rotina de escovação é essencial
2
O segredo de uma boa escovação é não ter pressa nem aplicar muita pressão. Os movimentos devem ser circulares e curtos.
Não use a força
3
Deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir, para remover os resíduos que a escova não alcança e evitar que bactérias se acumulem na gengiva.
Fio dental
4
Pode ser muito benéfico, pois ajuda a remover prováveis resíduos e prevenir possíveis inflamações.
Massagear a gengiva
5
A maçã, por exemplo, é ótima para a saúde bucal, pois ajuda na limpeza e neutralização do pH. Além disso, elas são boas substitutas para os doces.
Coma frutas
6
Após a ingestão de doces e carboidratos, é recomendado esperar até 30 minutos para escovar os dentes. É o tempo que leva para que o pH seja neutralizado e a limpeza seja mais eficaz.
Espere um pouco