​​Finanças: dicas para o casal não tretar

Para muita gente, falar sobre dinheiro é algo delicado, e piora ainda mais quando o assunto tem que ser debatido dentro de um relacionamento.

Mas falar sobre as finanças não pode ser visto como algo ruim! Tente pensar nesse momento como uma conversa que vai fazer ambos prosperarem na vida.

Infidelidade financeira

Já ouviu falar nesse termo? Ele é usado quando uma pessoa do casal, ou ambos, fazem coisas com o dinheiro sem que o outro saiba. Isso pode gerar brigas e desconfiança.

Como organizar as finanças sem briga?

Organizar as finanças

Essa também é uma parte bem prática e que poucos brasileiros possuem o hábito. Tente, por exemplo, anotar seus gastos para ter noção de para onde está indo seu dinheiro.

Montar um planejamento

Isso é essencial para saber  o caminho que o dinheiro fará no futuro, e é um passo importante para saber lidar com ele e, o mais importante, mantê-lo.

Saiba investir

Se o casal tiver filhos, também é recomendado evitar brigar por conta das finanças na frente deles. No lugar disso, converse com eles sobre o dinheiro.

Deixe-os conscientes (de acordo com a idade de cada um) sobre quanto entra de renda, qual o custo da casa, quanto sobra e onde está sendo guardado.

Crianças são muito espertas e, enquanto o adulto precisa desaprender de todas as crenças sobre dinheiro, elas estão com a cabeça limpa, logo, é mais fácil ensinar do jeito certo.

Saiba mais

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Giulia Poltronieri

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: psicóloga Edwiges Parra, educadora financeira Dani Coninck