O metabolismo, um termo para os processos do corpo que decompõem nutrientes para gerar energia, combustível para o corpo e muito mais, está longe de ser simples.
Há um fluxo e refluxo constante de reações que constroem e reparam nosso corpo (anabolismo) e reações que quebram os estoques de alimentos e energia para combustível (catabolismo).
Peso corporal
Quanto mais você pesa, mais energia é necessária para mover seu corpo. Ou seja, entre duas pessoas com pesos diferentes, a que pesa mais queimará mais calorias.
Se você deseja perder peso e atingiu um platô, busque um nutricionista que possa ajudar a atingir seu objetivo de maneira saudável e sustentável.
Massa muscular
Alguém com mais massa muscular queimará mais calorias, pois o tecido muscular queima mais calorias do que o tecido adiposo.
As evidências sugerem que um quilo de músculo queima cerca de cinco calorias por dia enquanto um quilo de gordura queima cerca de duas calorias por dia.
Gênero
Geralmente, os homens queimam mais calorias em repouso e durante o exercício do que as mulheres, pois tendem a ser maiores e têm mais massa muscular.
Os homens geralmente queimam de 5% a 10% mais calorias do que as mulheres em repouso, e essa porcentagem geralmente aumenta com o exercício.
Idade
À medida que envelhecemos, tendemos a perder massa muscular, pois é provável que o corpo se torne mais resistente a hormônios que promovem a síntese de proteínas.
Essa perda diminui sua taxa metabólica – a velocidade com que você queima calorias – em repouso e durante o exercício.
Nível de condicionamento físico
Quanto mais você treina, mais fácil se torna. Isso não está na sua cabeça – seu corpo realmente se adapta para fazer as coisas mais facilmente ao longo do tempo.
E quando o corpo se adapta, você queima menos calorias. É por isso que um novato pode queimar mais calorias do que alguém que faz o mesmo treino há anos.