Todo mundo conhece a sensação: começa com uma cócega peculiar nas narinas e, de repente, vem uma explosão na boca e no nariz. Mas, afinal, por que espirramos?
Por que fechamos os olhos ao espirrar? É uma reação involuntária para protegê-los dos irritantes ejetados pelo nariz e pela boca.
Cada pessoa espirra de uma forma. Tem os escandalosos, os discretos... Isso é tão único quanto a voz de uma pessoa, e depende da capacidade pulmonar e de estruturas como nariz, boca e garganta.
Soltar aquele “atchim” alivia a sensação de cócegas no nariz, por isso costuma trazer uma sensação de prazer. A não ser nos casos em que a irritação é persistente – aí pode ser bem desagradável.
Entre os principais deflagradores de espirros estão: fumaça, perfumes, poluentes, alérgenos (como pelos, pólen ou ácaros), vírus (como do resfriado ou da Covid) e ar seco (que irrita a mucosa).
E por que a pimenta causa espirros? É por causa de uma substância chamada piperina, que irrita as vias nasais (e também dá sabor à comida).
Algumas pessoas também podem espirrar quando expostas, de repente, à luz forte ou ao olhar diretamente para o sol.
Faz mal segurar? O ideal é sempre deixar acontecer. Como o espirro gera uma pressão muito forte, segurar pode até levar ao rompimento do tímpano ou de algum vaso sanguíneo.
Não esqueça de cobrir a boca! Espirrar na dobra interna do cotovelo é uma regra de etiqueta importantíssima para proteger os outros de infecções.