Cuidados com os pets no calor

As altas temperaturas são bastante incômodas para os animais de estimação, visto que, diferente dos humanos, cães e gatos não possuem muitas glândulas sudoríparas.

Para propiciar bem-estar e saúde ao seu animal de estimação, confira alguns cuidados essenciais que você deve ter durante a estação mais quente do ano.

A temperatura do ambiente é essencial para ajudar no controle do calor do corpo. Os locais devem ser frescos para que não haja sofrimento; o ideal para eles fica em torno dos 20ºC a 25ºC.

Evite passeios em dias quentes entre 10 e 16 horas, bem como locais pavimentados, pois o calor do piso pode provocar o aumento da temperatura corporal dos pets.

Caso esteja chovendo, a recomendação é esperar passar para sair com o animal. Se não tiver jeito, utilize capa própria para cães, e seque as patinhas ao voltar para casa, para evitar doenças.

Hidratação: sempre deixe água fresca em vários pontos da casa e troque-a com frequência. No caso dos gatos, vale a pena ter fontes, pois eles adoram beber água em movimento.

Tosar demais é um erro comum. Os pelos de cães e gatos são também uma proteção, pois eles possuem pelagem “inteligente”. De acordo com a época, ela pode se adaptar a diferentes temperaturas.

No verão é comum a proliferação de parasitas, principalmente em praias. Aplique antipulgas e tome cuidado com lugares muito frequentados. O maior risco são as bactérias na areia.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz