Creme dental não é tudo igual

Depois de comer, há sempre resíduos que permanecem sobre os dentes e, com o tempo, bactérias que vivem na boca se depositam sobre eles. É a chamada placa bacteriana, ou biofilme oral.

A escova é a principal responsável pela desorganização mecânica desse biofilme oral, porém os cremes dentais também desempenham um papel importante.

Os componentes ativos do creme dental favorecem a desorganização da placa bacteriana, removem manchas do esmalte e fortalecem os dentes contra a desmineralização.

A pasta de dente ainda produz aquela sensação agradável de hálito puro, o que aumenta a motivação para cuidar da higiene oral.

A presença de flúor nos cremes dentais é a forma mais fácil de se prevenir de cáries, apesar de contarmos com a fluoretação da água do abastecimento.

Uma tendência atual é a baixa abrasividade, para proteção do esmalte, bem como a ausência de lauril sulfato de sódio, produto que favorece a espuma, mas é tóxico para o meio ambiente.

Saiba mais

Cremes dentais com nanopartículas de hidroxiapatita desempenham um papel importante para os pacientes com hipersensibilidade nos dentes.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Hugo Roberto Lewgoy (mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia da USP)