Corrida e longevidade: Drauzio é exemplo

Aos 79 anos, Drauzio Varella correu a Maratona de Londres em 5h44min42s e recebeu a medalha Six Star por ter feito as seis maiores maratonas do mundo.

As “Marathon Majors” são corridas de 42 km compostas pelas provas nas seguintes cidades: Berlim, Boston, Chicago, Nova York, Londres e Tóquio.

O feito de Drauzio veio 29 anos após completar a sua primeira maratona do Circuito, a Maratona de Nova York, quando estava começando a correr, aos 50 anos.

Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association (Jama), por exemplo, já mostrou como a prática do esporte pode aumentar a longevidade.

O estudo constatou que a corrida reduz as chances de morte em até 44%, aumentando a expectativa de vida em 6 anos em homens e em 5 em mulheres.

- Prevenção da osteoporose
-  Diminuição da ansiedade e estresse
- Redução do “mau” colesterol (LDL)
- Produção de bom colesterol (HDL)

Outros benefícios destacados foram:

É importante destacar que a evolução no esporte deve ser feita de forma gradativa, com orientação médica e supervisão de profissionais da educação física.

Isso porque um aumento exagerado da intensidade (velocidade) e do volume (distância) pode trazer mais riscos do que benefícios.

O ideal é começar com caminhadas e, aos poucos, alterná-las com trotes. Com o tempo, há mais capacidade respiratória e o coração fica mais adaptado.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Fausto Fonseca

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz