A calistenia é um método de treino em que os exercícios não exigem pesos, halteres, aparelhos ou equipamentos, sendo praticados apenas com o peso corporal.
É um tipo de treino focado no ganho de força e de hipertrofia e, com ele, é possível treinar braços, pernas, costas, glúteos, ombros e peitoral.
Com orientação especializada, qualquer pessoa pode praticar a calistenia, já que a sobrecarga pode ser regulada com a escolha dos exercícios corretos.
A prática da calistenia pode trazer diversos benefícios para o corpo, já que os exercícios são completos, capazes de recrutar diferentes músculos ao mesmo tempo.
- Alto gasto calórico
- Definição muscular
- Aumento da força
- Flexibilidade
- Maior queima de gordura corporal
- Equilíbrio
- Resistência cardiorespiratória.
Alguns dos seus principais benefícios incluem:
Estudos também já aferiram os benefícios da calistenia. Num deles, pesquisadores brasileiros dividiram pessoas entre 19 e 40 anos em um grupo da calistenia e um de controle.
O primeiro time foi submetido a 27 sessões de treinamento, três vezes por semana, com duração de 50 minutos cada.
O treinamento foi dividido em quatro blocos, avaliando a capacidade de salto, de agilidade, de força isométrica e de resistência intermitente dos participantes.
Além disso, a análise mostrou aumento significativo na massa magra, além de diminuição significativa no percentual de gordura corporal.