Cabelo seco e ressecado: saiba tratá-los

Cabelo seco não é a mesma coisa que cabelo ressecado, por isso é importante saber identificar e tratar corretamente cada tipo.

O cabelo seco é uma condição natural, que está diretamente relacionada à produção da glândula sebácea presente no couro e como esse sebo se distribui pelos fios.

O cabelo ressecado é uma consequência da ação de agentes externos e internos, independente da produção da glândula sebácea, do tipo de fio e da quantidade de cabelos.

Independente da causa, se seco ou ressecado, o fio nessas condições costuma ficar com as cutículas abertas, conferindo ao cabelo aspecto opaco, com frizz e quebradiço.

Tenha um cronograma capilar: uma série de tratamentos diferentes e regulares, indicados de maneira individualizada para cada tipo de cabelo.

Já para tratar cabelos ressecados é preciso ir além. Vale unir a hidratação com a umectação e, no caso de cabelos descoloridos e alisados, reconstrução.

Enquanto a hidratação vai repor a água, a umectação repõe a gordurinha boa que une as cutículas. Já a reconstrução ajuda na perda da massa, especialmente pelo uso de descolorantes.

Saiba mais

Mas lembre-se que  o fio do cabelo é uma estrutura “morta” que não se regenera, logo, esses tratamentos para os fios devem ser repetidos com frequência.

Veja outros stories:

doutorjairo.com.br

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Giulia Poltronieri

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).