Manter o sistema imunológico equilibrado é uma das coisas mais importantes e impactantes que você pode fazer à medida que a pandemia continua.
Confira, a seguir, alguns hábitos alimentares a serem observados com cautela quando você quer manter sua imunidade em alta.
Excesso de álcool: pesquisas apontam sua relação com uma resposta imune enfraquecida e predisposição a pneumonia e outras infeções.
Excesso de sal: um estudo sugere que a sobrecarga aos rins gera um efeito dominó que prejudica o combate a infecções bacterianas.
Açúcar demais: uma pesquisa mostra que, logo após o consumo, há uma redução na capacidade de certas células de defesa agirem contra bactérias.
Cafeína fora do horário: abusar do cafezinho à tarde interfere no sono noturno, o que pode aumentar a inflamação e comprometer a imunidade.
Falta de fibras: esses elementos, presentes nos vegetais e grãos integrais, favorecem o microbioma intestinal, um escudo contra doenças.
Falta de verde: vegetais como couve, brócolis, chicória e repolho contêm compostos bioativos que otimizam a imunidade intestinal.