Privação do sono
É causada quando a pessoa costuma dormir menos do que deveria ou tem um sono de má qualidade. Entre os principais sinais estão: sonolência excessiva, bocejo frequente, irritabilidade e fadiga diurna.
A importância de dormir
Quando dormimos, nosso organismo restaura seu equilíbrio químico, e o cérebro faz novas conexões. Sem sono suficiente, há prejuízos para o corpo todo, como você vê a seguir.
Sistema Nervoso Central
É responsável por enviar e processar as informações. Com a privação do sono, pode ser mais difícil se concentrar e aprender coisas novas, além de comprometer a tomada de decisão e a criatividade.
1
Sistema imunológico
Enquanto dormimos, o corpo produz anticorpos e combate infecções. Com pouco sono, o risco de doenças crônicas pode aumentar.
2
Sistema respiratório
A relação entre o sono e o sistema respiratório é uma via de mão dupla. Ao acordar durante a noite, a pessoa fica mais vulnerável a infecções respiratórias, como resfriado e gripe.
3
Sistema digestivo
Dormir pouco aumenta o hormônio estimulante do apetite e gera cansaço, reduzindo a prática de atividade física. Resultado? Quilos a mais na balança.
4
Sistema cardiovascular
O sono afeta processos que mantêm o coração e os vasos sanguíneos saudáveis. Assim, quem não dorme o suficiente têm maior risco cardiovascular.
5
Sistema endócrino
A produção de certos hormônios, como o do crescimento, depende do sono. Assim, dormir mal prejudica a formação de massa muscular e a reparação de células e tecidos.
6