Só de ouvir falar em dieta muita gente fecha a cara. O termo ficou marcado por uma ideia de restrição severa na alimentação para atingir objetivos estéticos.
A reeducação alimentar é para a vida toda e não visa retirar alimentos da rotina, mas sim te ajudar a fazer melhores escolhas alimentares na maior parte do tempo.
A seguir, entenda como fazer boas trocas na sua alimentação sem grandes restrições, apenas com opções mais saudáveis e que dão mais saciedade.
1. Processados por “comida de verdade”
Congelados são tentadores e práticos, assim como alimentos em pacotinhos. Mas preparar as refeições pode trazer vantagens à saúde.
Se você tem pouco tempo para cozinhar, pode experimentar cozinhar tudo de uma vez no final de semana e congelar em pequenas porções para a semana.
2. Refinados por integrais
Pão, macarrão, arroz não são vilões da dieta como muitos pensam. Mas trocar as versões refinadas por integrais vai te oferecer saciedade por mais tempo.
3. Frituras por grelhados
Diminuir o óleo presente nas frituras vai reduzir drasticamente as calorias. Em vez de fritar, você pode assar, cozinhar ou até mesmo usar fritadeiras a ar.
4. Leite com achocolatado
Leite integral com achocolatado açucarado é uma bomba de calorias e de açúcar. Em vez disso, que tal experimentar leite desnatado (ou vegetal) com cacau em pó?
5. Molhos e temperos
Em vez de apostar nas versões industrializadas, você pode fazer o seu próprio tempero. Alho, tomate, cebola e orégano são boas opções para criar o seu próprio tempero natural!