Alongar-se periodicamente é ótimo para evitar dores, má postura e até para melhorar o rendimento nos esportes, sabia?
Além de desenvolver a elasticidade, alongar-se ainda fará com que você tenha mais agilidade nas atividades gerais, já que favorece a amplitude dos movimentos musculares.
Existem dois tipos de alongamentos: o estático e o dinâmico. O primeiro é feito sem movimentar-se, apenas esticando os músculos na posição fixa.
Conheça, a seguir, alguns alongamentos dinâmicos que você pode começar a colocar em prática. Muitas vezes, eles também são chamados de exercícios educativos.
1. Skiping alto
É uma corrida parada no lugar, em que você eleva os joelhos alternadamente até a altura do quadril, mantendo os braços em um ângulo 90°, tudo de maneira coordenada.
2. Avanço
Nele, você deve dar uma passada à frente com uma das pernas, deixando a outra estática no lugar enquanto flexiona o joelho. Faça alternadamente.
3. Soldadinho
Parece a marcha de um soldado. Sempre com as pernas estendidas, corra chutando para a frente alternadamente e retorne ao solo aterrissando com a ponta dos pés.
4. Elevação de calcanhar
Aqui você vai correr de maneira lenta e contínua, com o corpo levemente inclinado à frente, elevando os calcanhares até se aproximarem dos glúteos.